A humidade visível no interior do frigorífico significa que o aparelho está com dificuldade em equilibrar a temperatura. Reveja as seguintes informações para resolver este problema.
Dar tempo ao aparelho recentemente instalado para arrefecer
É normal que se forme alguma condensação no interior do aparelho quando este é ligado à corrente elétrica pela primeira vez ou depois de não ser utilizado durante um longo período de tempo. Isto desaparece quando a temperatura interior estiver estabilizada.
Verificar a temperatura ambiente
A temperatura exterior pode impedir o funcionamento correto do aparelho, especialmente se este estiver numa garagem ou num local sem aquecimento. Se achar que este pode ser o problema, coloque o aparelho noutro local.
Para ver a temperatura ambiente mais baixa a que o seu frigorífico combinado Beko funciona, consulte o manual do utilizador. Se tiver dificuldades em encontrar o seu manual, transfira-o aqui utilizando o número de modelo do seu produto.
Verificar a humidade ambiente
A humidade exterior pode afetar o aparelho. É melhor evitar colocar o aparelho em locais demasiado húmidos. Se o tempo estiver demasiado húmido, considere colocar o aparelho num local com ar condicionado.
Verificar os vedantes das portas quanto a folgas, fissuras ou rasgões
O ar frio no interior do aparelho tem de ser devidamente isolado da temperatura exterior. Verifique os vedantes da porta para confirmar se existem folgas entre estes e o frigorífico. Se encontrar alguma folga, ajuste o vedante da porta puxando-o cuidadosamente para fora da porta com os dedos.
Se as portas não estiverem a vedar corretamente, experimente limpar o vedante com uma esponja ou um pano macio e água morna. Evite utilizar produtos de limpeza abrasivos, pois estes podem danificar os vedantes. Se uma vedação estiver solta ou rachada, deve ser reparada ou completamente substituída. Se suspeitar que é este o caso, contacte um agente de assistência autorizado.
Evitar abrir a porta com demasiada frequência ou mantê-la aberta durante muito tempo
O ar quente proveniente do exterior do frigorífico provoca condensação quando entra em contacto com o ar frio do frigorífico combinado. Se as portas do frigorífico forem abertas com frequência ou se não estiverem devidamente vedadas, o ar mais quente no exterior entra no aparelho. Esta condensação transforma-se em humidade ou gelo.
Para evitar esta situação, tente não abrir a porta com muita frequência e não deixe as portas abertas durante muito tempo. Certifique-se de que os alimentos ou outros itens não estão a impedir que as portas fechem corretamente.
Verificar a definição de temperatura
O frigorífico pode ter sido regulado para uma temperatura inferior à necessária. A temperatura recomendada é de cerca de 4 °C a 5 °C para o frigorífico e de cerca de -18 °C para o compartimento do congelador. Verifique a definição e ajuste-a, se necessário.
Evitar colocar alimentos quentes no interior do aparelho
O frigorífico demora mais tempo a estabilizar a temperatura interior quando é carregado com alimentos quentes. Aguarde que os alimentos arrefeçam antes de os colocar no aparelho.
Armazenar alimentos e líquidos corretamente
Os líquidos ou alimentos que contenham líquidos podem contribuir para a formação de humidade no interior. Além disso, alimentos como a alface e a fruta libertam humidade no interior do aparelho à medida que arrefecem. Para evitar que isto aconteça, embrulhe estes artigos em toalhas de papel e armazene sempre os alimentos em recipientes ou invólucros selados, seguros para frigoríficos e à prova de humidade.