As etiquetas energéticas fornecem muitas informações importantes sobre um produto. Vejamos mais pormenorizadamente que tipo de informações são apresentadas e o que significam.
O que é uma etiqueta energética da UE?
As etiquetas energéticas da UE são um sistema normalizado de classificações de eficiência energética emitido pela União Europeia para a maioria dos aparelhos domésticos. A primeira etiqueta energética da UE surgiu em 1994. Desde então, foram incluídas cada vez mais categorias de aparelhos nos regulamentos de energia da UE e as etiquetas foram atualizadas diversas vezes.
O principal objetivo das etiquetas energéticas da UE é reduzir coletivamente o consumo de energia dos aparelhos domésticos na Europa, através de duas ações:
1. Fornecer aos consumidores critérios de comparação claros e ajudá-los a escolher produtos mais eficientes em termos energéticos, e
2. Incentivar as empresas a investir no desenvolvimento de produtos cada vez mais eficientes em termos energéticos.
As etiquetas energéticas incluem informações importantes sobre um aparelho, tais como o consumo de energia anual, o nível de ruído ou a respetiva capacidade. Estes pequenos cartões de etiqueta são semelhantes a um resumo de tudo o que deve ter em conta quando procura uma nova máquina de secar roupa.
Que informações se encontram na etiqueta energética de uma máquina de secar roupa?
Segue-se um exemplo da aparência de uma etiqueta energética da UE para máquinas de secar roupa, assim como o significado dos símbolos e números:
Continue a ler para descobrir o significado de cada classificação e número mais detalhadamente.
01.
Classe energética (A+++ a D)
As máquinas de secar roupa têm uma má reputação no que diz respeito à eficiência energética.
A maioria das máquinas de secar roupa de condensação tem uma classificação energética de B ou C. Por outro lado, as máquinas de secar roupa com bomba de calor apresentam frequentemente uma classificação de A+ ou A++. As máquinas de secar roupa com ventilação não são tão eficientes como os modelos com condensação ou bombas de calor.
A classificação A+++ foi introduzida em maio de 2013 e a comercialização de máquinas de secar roupa de classe energética D foi proibida em novembro do mesmo ano.
02.
Consumo anual de energia (kWh/ano)
O consumo de energia estimado anual também é fornecido nas etiquetas de eficiência energética das máquinas de secar roupa. Esta informação baseia-se em 160 ciclos de uma combinação de cargas totais e parciais utilizando um programa de secagem de roupa de algodão padrão. Isto representa 3 secagens por semana.
Os seus hábitos de lavagem individuais terão um grande impacto na quantidade real de energia que a sua máquina de secar roupa utiliza. Ainda assim, multiplicar o consumo anual de energia de uma máquina de secar roupa pelo custo de eletricidade por kWh na sua região, dar-lhe-á uma boa estimativa de quanto gastará com o aparelho durante o ano.
03.
Tipo de máquina de secar roupa (ventilação de gás, ventilação elétrica ou condensação elétrica)
As máquinas de secar roupa podem ser de 3 tipos principais: ventilação de gás, ventilação elétrica e condensação.
Os modelos com ventilação transportam o ar húmido que sai da secagem para o exterior através de uma abertura de ventilação. Por outro lado, as máquinas de secar roupa com condensação recolhem a humidade do ar húmido num depósito de água que tem de ser esvaziado. Alguns modelos também possuem mangueiras de drenagem.
Para além desta diferença básica, o tipo de máquina de secar tem um impacto muito significativo na sua eficiência energética e no consumo anual de energia.
04.
Tempo de ciclo para uma carga total de roupa de algodão (min)
Esta informação indica quanto tempo demora a concluir um ciclo de secagem de roupa de algodão padrão. Este número seria inferior em máquinas de secar roupa com ventilação, pois estas atingem temperaturas mais elevadas do que os modelos com condensação. No entanto, para um ciclo ligeiramente mais longo, as máquinas de secar com condensação são mais suaves para a roupa.
05.
Capacidade (kg)
Esta é a quantidade de roupa que a sua máquina de secar suporta num ciclo de secagem de roupa de algodão padrão. A capacidade muda consoante o programa selecionado.
Consulte o manual do utilizador para obter a capacidade exata de cada programa. Se possui um produto da Beko, pode transferir o manual do utilizador com o número de produto.
06.
Níveis de ruído (dB)
As etiquetas de eficiência energética das máquinas de secar roupa também fornecem uma classificação de ruído que pode variar entre 40 dB (equivalente a uma biblioteca silenciosa) e 80 dB (equivalente ao toque de um telefone fixo). As máquinas de gama superior tendem a ser mais silenciosas, uma vez que incorporam funcionalidades de redução de ruído, tais como isolamento e motores sem escovas.
07.
Classe de eficiência de condensação (A a G)
Esta classificação indica a quantidade de humidade que a máquina de secar pode condensar e recolher. As classificações mais baixas significam que algum do ar húmido é libertado para o ar da divisão.
A humidade excessiva é prejudicial para a saúde e permite também a reprodução de bactérias e bolor. Aumenta os custos de aquecimento durante o inverno e é prejudicial para os edifícios a longo prazo.
As máquinas de secar roupa necessitam de ambientes bem ventilados. Quanto mais baixa for a classe de eficiência de condensação, mais precisa de ventilar a lavandaria.
Por que deve preocupar-se com a eficiência energética?
Por duas razões básicas:
1. O orçamento do seu agregado familiar e
2. O ambiente
É verdade que máquinas de secar roupa com classificações energéticas mais elevadas tendem a ser um pouco mais dispendiosas no momento de compra, mas são mais económicas em termos energéticos. A Comissão Europeia afirma que mudar para uma máquina de lavar roupa energeticamente eficiente pode reduzir as suas faturas de eletricidade até 50% e reembolsar o investimento inicial em alguns anos.
Pode estar a pensar: "que diferença fará apenas uma máquina de secar roupa?". Bem, é um efeito cumulativo. A eficiência energética nunca foi tão importante como agora, pois os recursos estão a diminuir e os efeitos da vida humana na natureza estão a aumentar.
Se todos os habitantes europeus deixassem de utilizar máquinas de secar roupa antigas, seria poupado um total de 3,3 TWh (ou seja, 3 300 000 000 kWh!) de eletricidade até 2020.